Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Zeon Zum Deikun

Zeon Zum Deikun (ジオン・ズム・ダイクン Jion Zumu Daikun) é um personagem fictício filósofo e político da Universal Century na série Gundam.

Aparições
Anime: MSG
Manga: MSG-O
OVA: MSG ORIGIN: Primeira aparição Episódio #1
Game: Mobile Suit Gundam Gihren's Ambition
Dublagem: Eizou Tsuda
Perfil
Cabelo: Branco
Idade: 59
Nacimento: 0009 (U.C.)
Morte: Outubro de 0068 (U.C.)
Status: Falecido
Gênero: Masculino
Família: Astraia Tor Deikun (amante) 
Roselucia Deikun (esposa)
Casval Rem Deikun (filho)
Artesia Som Deikun (filha)
Nacionalidade: Side 3
Afiliação: República Autônoma de Munzo
Ocupação: Político
Filósofo
Rank: Presidente

Histórico:


Zeon Zum Deikun era um filósofo que desenvolveu o Contolismo: que era como o Ere-ísmo (que a Terra é sagrada, e a humanidade deveria deixá-la para viver no espaço) e o Side-ísmo (todas as colônias espaciais deveriam ser independentes da Federação Terrestre). Ele também é o criador da teoria Newtype, que acreditava que os humanos deveriam se comunicar um com o outro ao longo do tempo, desenvolvendo o sexto sentido e a comunicação mental.
Desde que as colônias foram consideradas parte do baixo escalão da sociedade, as teorias de Zeon foram bem recebidas pelas colônias, especialmente em Side 3 (L2), que o escolheu como líder do Side. Zeon imediatamente anunciou a independência de Side 3, nomeando-a República de Zeon. A Federação Terrestre respondeu com a Polícia Bardot, que parou todos os recursos para a colônia. Deikun respondeu criando a guarda colonial no caso de uma invasão à colônia para tentar parar sua independência.

Logo depois, Zeon morre de repente. Seu amigo e assessor, Degwin Sodo Zabi, pede que o nomeiem como sucessor em seu leito de morte. Muitos acreditam que Degwin assassinou Zeon, mas não há provas concretas de que isso aconteceu. Degwin mudou de República para Principado de Zeon, declarando a si mesmo como soberano e colocando seus quatro filhos no alto escalão. Degwin manteve o nome de Zeon em Side 3 em honra ao seu amigo, mas muitos ajudaram a criar suspeitas de que Zeon partiu por sua causa. Todos os mais leais seguidores de Zeon foram mortos por ordem de Degwin.

Zeon teve dois filhos: um menino, Casval Rem Deikun, e uma menina, Artesia Som Deikun. Ambos foram colocados como alvo na limpeza de Degwin, mas sobreviveram se escondendo graças a família amiga de Zeon, Jimba Ral. 

O Discurso de Zeon


-O texto a seguir foi tirado do Livro 3 da novelização de Mobile Suit Gundam por Yoshiyuki Tomino.

O universo é um novo ambiente que fará a humanidade mudar. Se o primeiro estágio da evolução da humanidade foi evoluir de um macaco para um humano, então o segundo estágio foi sair do feudalismo e ir para a ciência racional do Renascimento, e então a terceira deve ser a transformação em um novo tipo de humano, um homem com profunda sensibilidade e intuição e com uma consciência muito maior sobre a vastidão do tempo e espaço.
 A transição para Newtypes será natural. O ato de caminhar aumentando o alcance de movimento do homem e ajudando a desenvolver o conceito de tribos e estados nações. Veículos poderosos expandirão a consciência humana a níveis globais, E agora os cidadãos estão avançando para dentro do espaço. Por viverem e trabalharem no espaço, a consciência humana irá transcender barreiras da Terra e se tornar verdadeiramente universal. A vastidão do espaço será chamada de "lar". E a consciência humana irá se expandir, tocando poartes jamais utilizadas de seu cérebro- mais da metade das células inutilizadas desde tempos imemoráveis, as enormes reservas mentais sem memórias dadas por Deus precisamente para o novo ambiente do espaço- que irá agir como um gatilho.
Oh, pessoas do espaço! Agora é a hora de acordarem! Para se darem conta de seu potencial altente! Estamos no amanhecer de uma nova transformação da humanidade. Uma verdadeira iluminação da raça humana. E nós talvez finalmente ficaremos equilibrados, prontos para transcender o que sempre tem sido impossível- o infinito espaço e o tempo. Este não é um sonho ocioso. Viver em um novo universo, o humem deve transcender as limitações psicológicas de seu antigo ambiente!
Este  é o auge da arrogância daqueles que permanecem na Terra e observam os céus e acreditam que podem governar sobre todos os seus habitantes. É verdade que nós- colonistas espaciais- somos enviados da Terra contra nossa vontade como medida de controle da população. Mas nós que desenvolvemos uma nova identidade e consciência. Nós somos novas pessoas.Nós vivemos, comemos e dormimos junto das estrelas. Nós vivemos no espaço infinito, e nós tivemos acesso à energia infinita até o sol queimar em 15 bilhões anos. Nossa consciência irá se expandir, o infinito espaço se tornará nossa verdadeira casa. Deus nos deu as estrelas para vivermos.
Nós somos pessoas do universo. Nós lutamos para sobreviver em um ambiente hostil, e a nova geração de colonistas irá testar nosso sucesso. Agora, nós observamos a Terra, nós vemos uma órbita sagrada azul e verde- o berço da civilização e lar sagrado que devemos eternamente preservar e proteger. Nossa nova consciência como pessoas do universo nos diz que a Terra não foi criada para ser abusada e poluída por alguns membros de uma elite, classe privilegiada. Homens e mulheres que nunca estiveram no espaço acreditam que a Terra pertence a eles e continuam a estrupá e pilharm mas o tempo passou. A Terra deve ser preservada como lar sagrado da humanidade. Ela não pertence a uma elite Terrestre! Por continuar a sonhar em controlar a humanidade eles eles negam o seu verdadeiro destino.
Autonomia para os Sides, soberania aos colonistas, isso não significa uma revolta contra a soberania da Terra. Isso significa que cada que cada ser humano deve se mover para o espaço, que o governo na Terra e as áreas em volta devem estar sob os domínio da aliança de todos os Sides, e que a Terra deve ser preservada e protegida como lugar sagrado de toda a humanidade. É fácil expandir o número de colônias necessárias para realizar isso.

Em tempos antigos os Cristãos lutaram batalhas sangrentas pelo o controle da terra natal de sua religião, mas não há necessidade da humanidade cometer esse engano novamente com a Terra.

Notas

  • Na novelização de Mobile Suit Gundam, a morte de Deikun é atribuída ao jovem Gihren Zabi, ao invés de Degwin. Não fica claro se ele estaria seguindo as ordens de seu pai naquele momento.
  • "Zum" é uma contração alemã para "zu dem" ou "zu einem", significando de maneira básica, "para o".
  • No plano original, Degwin iria confessar a Artesia que oi ele quem orquestrou a morte de Zeon.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações